Antibiótico para cachorro atua de forma similar ao dos seres humanos, porém deve ser utilizado com orientação do médico veterinário.
É comum que tutores de pets caninos tenham muitas dúvidas, principalmente quando os animais adoecem.
Já chorou sem saber o que fazer com seu cãozinho?
Ou já medicou por indicação de um amigo ou conhecido e ficou com muito medo?
Este conteúdo é para esclarecer a importância do antibiótico para cães, quando é necessário o uso e como proceder.
Boa leitura!
Antibiótico para cães: quando deve ser indicado?
O antibiótico para cachorro é indicado pelo médico veterinário quando o animal apresenta sintomas de infecções bacterianas.
Dentre as principais infecções bacterianas em cães estão:
- peritonite: inflamação da membrana que reveste a parede abdominal e cobre os órgãos do abdômen;
- leptospirose: que é uma doença infecciosa que provoca febre aguda. Transmitida a partir da exposição à urina de animais (principalmente ratos), através de contato com água, solo ou alimentos contaminados;
- otite canina: que consiste em inflamação no ouvido — especificamente, no conduto auditivo;
- piodermite (dentre outras dermatites bacterianas): é uma infecção na pele do cão causada por bactérias, fungos ou parasitas;
- cistite: uma doença infecciosa e inflamatória na região da bexiga, que é provocada por bactérias e pode avançar para uretra e os rins do cachorro;
- pielonefrite: inflamação que libera pus do rim devido infecção bacteriana ou viral;
- erliquiose: doenças infectocontagiosas causada por bactérias transmitida por meio da picada do carrapato, afetando a corrente sanguíneas dos cães;
- pneumonia: doença infecciosa que inflama os pulmões, enchem os sacos aéreos de líquido. Dentre outras doenças.
Como o antibiótico canino atua?
Os antibióticos matam as bactérias ou impedem seu crescimento, eliminando os sintomas da infecção e acabando com os efeitos da doença.
É de máxima importância que o antibiótico para cães seja administrado conforme orientação do médico veterinário, respeitando o período indicado.
Mesmo que o animal apresente melhora dos sintomas logo no início do tratamento, é necessário continuar a medicação para eliminar todas as bactérias.
Cumprir todo o período garante eficiência do produto no organismo do cão, exterminando todas as bactérias causadoras da infecção.
Infecções por vírus ou fungos
As infecções causadas por vírus e/ou fungos não são tratadas com administração de antibióticos para cães.
Entretanto, quando o organismo está infectado com outras doenças, a imunidade do animal costuma ficar mais baixa e ele se torna mais frágil à infecções bacterianas secundárias.
Assim, pode ser indicado aliar os antibióticos aos medicamentos do tratamento primário, para assim unir princípios ativos para combater vírus, fungos e bactérias, sempre com supervisão de um veterinário.
Riscos do uso errado de antibióticos para cães
O uso dos antibióticos deve ser indicado por médico veterinário como citado anteriormente. No entanto, mesmo indicado pelo profissional é fundamental seguir as indicações de dosagem e horários.
Isto porque a medicação incorreta em quantidade, dosagem e duração incompleta podem exterminar as bactérias mais fracas e as mais fortes continuarem e proliferar com mutação e resistente a ação do antibiótico.
Escolha do antibiótico para cachorro
Os médicos veterinários têm sempre as melhores indicações tanto de medicações quanto na dose certa e também na orientação dos ciclos.
É muito importante escolher os antibióticos de boa procedência, produzidos em laboratórios de boa procedência como a Indubras.
Portanto, observe bastante seu pet e se observar sinais de infecção busque uma consulta com médico veterinário.
Enfim, siga corretamente as indicações preservando assim a vida e saúde do seu pet.